Vale-Tudo: Debate sobre Importação dos médicos

julho 6, 2013 em BLOG por Júlio Leonardo Barbosa Pereira

É interessante perceber que no calor dos debates vamos diminuindo a argumentação e reduzindo tudo a gritos de guerra. Talvez essa seja a vantagem do twitter nesse momento,  140 caracteres é suficiente. Vou relatar aqui  minha critica a alguns textos, posts e twittadas que li e tem me chocado sobre esse debate. Vou destacar os 7 Top desse vale-tudo que acho equivocado.

1)  Mais saúde mais médico:
Esse é o bordão do Ministerio da Saúde. Os gestores e militantes dessa proposta tem usado isso. Parece que esqueceram da defesa da equipe multiprofissional. Esse bordão  só piora a impressão da população que quem cuida da saúde é só o médico.
2) Deixem o coorporativismo:
Outro Bordão do Ministerio da Saúde. É um argumento falacioso que tenta colocar todos que são contra a proposta como coorporativista e que não pensam na sociedade. É quase o similiar do Bordão médico que “Os cubanos vão chegar e são militantes do PT, MST”
3) Médico é elitista
Outro Bordão. É claro que num pais de desigualdades como o Brasil, a classe médica ainda é bem remuderada. Entretanto os dados mostram que a maioria dos médicos trabalham no SUS e acusar de elitista não ajuda em nada no dialogo.
4) Médicos não aceitam menos que R$ 30.000
Bordão dos Prefeitos. É claro que isso é uma fantasia. Não existe essas propostas no mundo real. O que existem são propostas sem noção com esses valores. Tipo:  trabalhar por 7 dias, 24hs. Ficar de sobre-aviso um mês inteiro. Propostas incompativeis para alguém com o minimo de bom senso aceitar.
5) Fotos de pacientes
Bordão do SOSSaúde. Mande as fotos de gente sofrendo e morrendo e vamos espalhar as fotos e culpar o Governo. Chocante ver um site que só estimula o denuncismo. Parece um site daqueles programas populistas da TV Brasileira.  Confira: http://www.sossaude.org.br/
6) O SUS é terrivel
Bordão de Alguns médicos. O SUS é um conquista muito grande e tem apresentado grandes avanços. Ao ler os últimos relatos médicos a sensação é de terror. É claro que existe momentos assim mas só se tem falado nisso.

7) Persona Non Grata
Esse fiz até um texto separado. “Um conselho para o Conselho”